sexta-feira, 31 de outubro de 2014

EM 2016 AS MOTOS TAMBÉM USARÃO A NOVA PLACA UNIFICADA MERCOSUL


Em reunião na Argentina o grupo do Mercosul, composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, definiram o novo sistema de placa unificada à ser utilizado nos veículos dos cinco países a partir de 2016. A nova placa manterá as mesmas dimensões das já utilizadas no Brasil, segundo informação noticiada no site do governo, e também possuirá a mesma quantidade de caracteres, porém, agora será composta por duas letras, três números e mais duas letras (Exemplo: AB 123 CD).

As motocicletas de todos os países do Mercosul também serão obrigadas a utilizar a nova placa. Para a tristeza de alguns que acharam que ela poderia ficar menor, seu tamanho será o mesmo que equipa as motos atuais, mudando apenas os caracteres e cores. Na verdade, para as motocicletas o sistema adotará uma divisão/ordem diferente, mas se manterá com o mesmo total de 4 letras e 3 números.
 
Nova placa unificada para motos no Mercosul

Nova placa unificada

Com um design semelhante aos países que integram a União Européia, a nova placa de veículos do Mercosul possui fundo branco com faixa azul na parte superior. Haverá ainda o símbolo do Mercosul no lado superior esquerdo, o nome do país ao centro e a bandeira do país de origem do veículo no canto superior direito.

Ao contrário de como é atualmente, onde a cor da placa que diferencia o tipo de uso, agora será a cor da letra que irá diferenciar se o veículo é um carro particular, oficial ou de colecionador, por exemplo. Veja as cores para cada tipo de uso:

Cores da nova placa por tipo de veículo
 
Particular: letras pretas

Comercial: letras vermelhas

Oficial: letras azuis

Colecionador: letras cinza

Especiais: letras verdes

Diplomático: letras douradas/marrom 



No Brasil a mudança está prevista para acontecer gradualmente, informou o Ministério das Relações Exteriores. A partir de janeiro de 2016 a nova placa será obrigatória para os veículos novos, na hora do primeiro emplacamento. O mesmo vale, a partir de janeiro de 2016, para veículos que passarem por transferência de propriedade ou mudança de local do emplacamento.
 

A nova placa permitirá até 450 milhões de combinações diferentes. No Brasil o sistema atual de placas, com três letras e quatro números, permitiria uma variação de 175 milhões de combinações possíveis que duraria no máximo até 2030. Portanto o novo sistema de placas do Mercosul vem para desafogar um pouco essa limitação.

Na Argentina o caso é ainda mais extremo, pois o sistema atual (três letras e três números) permitiria 140 milhões de combinações possíveis, tornando o sistema limitado ano máximo até 2015. Isso indica que provavelmente a nova placa de veículos do Mercosul já começará a valer a partir do ano que vem na Argentina.

Esta unificação do sistema de placas visa facilitar a circulação, fiscalização e segurança dos veículos que transitam entre os cinco países do Merocosul, afirmou o Itamaraty. O que você acha da nova placa? Deixe seu comentário...

CONFIRA - Nova MV Agusta Stradale 800

Nova MV Agusta 800 Stradale
Nova MV Agusta 800 Stradale tem fotos vazadas na internet antes do seu lançamento previsto para o Salão de Milão, EICMA, que acontece no início de novembro. As imagens obtidas através de sites especializados revelam que a novidade é uma versão totalmente baseada na sua irmã Rivale 800, modelo esse que chegou ao Brasil recentemente.

Na verdade, o que a MV Agusta está preparando para o Salão de Milão está sendo um mistério. Alguns sites falam em 800 Stradale, outros falam que uma novidade se chamará Daily Adventure e talvez possam até mesmo surgir ambas. O EICMA, Salão de Milão, acontecerá de 6 a 9 de novembro, onde a fabricante irá anunciar oficialmente as suas novidades para o próximo ano.

O motor toma como base a linha 800 da MV Agusta, um tricinlíndrico de 798cc herdado de sua irmã mais próxima que recebeu um remapeamento para enquadrar a novidade em outro nicho. O novo mapeamento do propulsor resultou em uma melhora nas baixas e médias rotações que o deixou com potência máxima de 115cv a 11.000RPM e torque de 78Nm a 9.000RPM. São 10cv de potência e 1kgf.m de torque a menos que a Rivale 800, por exemplo.


Nova MV Agusta 800 Stradale
 

Outras diferenças ficam por conta do novo modelo das saídas de escapamento que agora são quadradas, na sua irmã são redondas, e suas rodas que também se diferenciam das demais integrantes da família 800. O conjunto frontal recebe uma bolha de proteção contra o vento e na traseira maletas laterais rígidas vem de série para completar os detalhes da novidade.

Freios ABS de série da marca Brembo e suspensões com garfo da fabricante Marzocchi confirmar a qualidade nos detalhes exigidos pela fabricante em seus modelos. O tanque de combustível é pouco mais de 3 litros maior, comportando até 16 litros de combustível. Com todas essas características seu peso a seco ficou em 181kg.

As fotos vazadas revelam que a 800 Stradale mais parece uma versão equipa com acessórios de "turismo" da Rivale do que uma nova motocicleta. Mas se observamos bem, a família 800 da MV Agusta é basicamente assim, vários modelos diferentes utilizando um conjunto mecânico similar.


Project LiveWire - Conheça a Harley-Davidson elétrica

 

Conhecidas por sua imponência e potência absurda, as motos desenvolvidas pela mítica companhia Harley-Davidson viraram um verdadeiro ícone da cultura rocker – e não é difícil encontrar quem sonhe em atravessar a rota 66 a bordo de uma máquina dessas.

E, provando que até mesmo as marcas mais tradicionais precisam acompanhar as tendências tecnológicas, a companhia deixou motociclistas do mundo inteiro babando em suas jaquetas de couro ao anunciar na manhã desta quinta-feira (19) o Project LiveWire, seu primeiro modelo de moto elétrica.

 
 
A companhia já havia deixado claro que seus fãs podiam esperar por novidades chocantes através de um
teaser divulgado ontem (18) em seu perfil oficial no YouTube. O vídeo em questão trazia nada além de uma curta gravação na qual um veículo de duas rodas atravessa uma pista em altíssima velocidade – contudo, em vez do indistinguível som que estamos acostumados a ouvir das motocas da marca, o clipe é sonorizado com um ruído bastante discreto e igualmente agradável.

Não demorou muito para que as especulações acerca do anúncio de uma moto elétrica começassem a surgir na rede e, para a alegria desses "videntes" de plantão, eles estavam certos.


Um novo conceito

Com um design digno de lágrimas, o Project LiveWire ainda não é um produto comercial – trata-se de um experimento que tem como objetivo apresentar o mundo das motocicletas elétricas para o mercado norte-americano e testar a recepção do público frente a esse tipo de produto. Sendo assim, não há previsão para que o modelo passe a ser fabricado e vendido como um veículo tradicional.
 


Ao longo dos próximos meses, o protótipo fará um tour por 30 cidades dos Estados Unidos e "potenciais consumidores" terão a chance invejável de fazer um test drive. Essa viagem está prevista para começar no dia 24 de junho, em Nova York. A Harley-Davidson ainda não divulgou o nome de todos os locais que participarão do tour, mas sabe-se que Boston e Filadélfia estão na lista. A companhia não negou a possibilidade de levar o Project LiveWire para o Canadá e Europa no próximo ano.


 
 
Potência e disponibilidade

O Project LiveWire é alimentado por um motor com 74 bhp de potência e 52 lb-ft de torque, capaz de fazer a moto acelerar aos 60 mph (96 km/h) em apenas quatro segundos. Sua velocidade máxima é de 92 mph (cerca de 148 km/h). A Haley-Davidson não divulgou outras informações técnicas do modelo, mas parece estar orgulhosa sobre o som do veículo: a empresa o descreve como "um jato de caça em um porta-aviões". De acordo com a revista WIRED, as baterias da moto demoram 3,5 horas para recarregar em 220 volts e conseguem percorrer até 53 milhas (cerca de 85 km).


Ainda que não haja previsões oficiais para uma edição comercial do LiveWire, o site
Motorcycle.com – um dos portais mais consagrados no ramo de jornalismo de motocicletas – aposta que veremos o modelo nas lojas até o fim do ano de 2016. Caso queira, você pode ficar de olho no site oficial do projeto – no momento em que esta matéria foi escrita, contudo, ele se encontrava com problemas técnicos devido ao alto número de acessos.

#EICMA2014 - Benelli, lançamentos


BN302
 
A Casa Benelli, que escolheu o palco do Salão em Milão para apresentar o BN302, dedicada à geração mais jovem e que também pode ser conduzido pela licença A2. O menor gêmeo da Casa de Pesaro, ele já tinha feito a sua estreia no ano passado, na estreia mundial, mas agora vem com inúmeros recursos que podem melhorar a atitude, movimentação e performance.

O motor da BN302, um gêmeo paralelo com injeção eletrônica de combustível, com a distribuição de eixo duplo em cima, quatro válvulas foi projetado para desempenho com significativo poder e torque, respectivamente 38Cv (28 kW) a 12.000 rotações / min e 27NM (2,75 kgm) a 9000 rpm.


A lubrificação é cárter húmido, embreagem em banho de óleo, com caixa de 6 velocidades com transmissão final da cadeia.
 
Melhorias também foram feitas para o sistema de travagem de BN302: na dianteira um disco flutuante duplo 260 milímetros de diâmetro, na traseira um disco flutuante 240 milímetros de diâmetro. Aros 17" em liga de alumínio, pneus 110/70 frente e 140/70 na traseira. Também digno de nota é a capacidade do tanque para uma motocicleta desse tipo, com 16 litros de capacidade.
BN302 é oferecido em novas cores branco, verde e ouro, e estará disponível a partir do próximo ano. O preço, ainda em desenvolvimento, promete ser definitivamente competitivo.
 
BENELLI BN251

BN251

Compacto, espirituoso, acessível. Aqui é o nível de entrada para a excelência assinado Benelli, para aqueles que querem começar com a moto e fazê-lo fácil, mas divertido e barato. E talvez escolher algo diferente dos habituais ... propostas. BN251 tem um único cilindro, quatro tempos, refrigerado a líquido, com distribuição de dobrar DOHC e injeção eletrônica de combustível. A potência máxima declarada é de 24,5 cv (18 kW) a 9.000 rev / min, o torque de 21 Nm (2,14 kgm) a 7.000 rpm. Desempenho em linha com a média do segmento (200/250 cc single-cilindro), mas Benelli também promete uma boa economia de combustível.

BN251 é oferecido nas cores branco, vermelho e azul, e estará disponível a partir de meados de 2015. O preço ainda está para ser definido. 
 
BENELLI BN 600 GT  
BN600 GT
 
Também esta moto fez sua estréia na sociedade em EICMA 2013, mas agora está na versão final, com as mudanças de forma e substância. Partimos do formulário. Mudou as bolsas laterais, que estão agora melhor integrados nas linhas da moto e se complementam estilisticamente mais bem sucedido. Inédito também, mais proteção, do banco e da carenagem, que aparece ligeiramente mais compacto e aerodinâmico na frente.
 
BENELLI BN 600R: GOLD
BN 600R
 
 As características técnicas permanecem as mesmas. O motor é um 4 cilindros de 600 cc e com a potência máxima declarada de 82 cv a 11.500 rpm. O quadro é de treliça de aço mista e placas de alumínio, todos combinados com um garfo Marzocchi invertido, com 50 mm à frente, disparando a partir de modelos de três cilindros da casa de Pesaro.
 

#EICMA2014 - CFMoto: uma concorrente para Honda

 

Na véspera da participação no EICMA, a fabricante chinesa CFMoto revelou um projeto que eles estão trabalhando, Kiska Projeto: NL300R é considerada uma streetfighter monocilíndrico. Nenhuma palavra ainda sobre quando ela vai chegar no mercado, mas com certeza tem todas as credenciais para a concorrência direta no mercado chinês com os modelos que a Honda está planejando para extrapolar a partir da CBR300R fabricada na Tailândia.

Parece que, em vez de apontar para competir diretamente com a superportiva da marca japonesa, a realização da primeira CFMoto é uma versão Nu, seguido por variações subsequentes. Ambos CFMoto que o design Kiska não fez comentários sobre a imagem que apresentamos, mas podemos antecipar que o preço será muito competitivo e menor do que a Honda produzida na Tailândia.